Kassel_Veneza_Münster — 2017

Em 2017, o Dynamic Encounters será prestigiado pelo alinhamento de 3 dos mais importantes eventos do calendário internacional da arte: Bienal de Veneza, Documenta Kassel e Skulptur Projekte Münster. Uma convergência que só se repete a cada 10 anos.

Comemorando 25 anos de projeto, teremos a oportunidade de acompanhar de perto o que há de mais atual na produção de arte internacional. Será uma viagem com 3 destinos em 14 intensos dias de visitas e discussões:


57. Bienal de Veneza: “Viva arte viva”

Sob curadoria de Christine Macel, a próxima Bienal de Veneza propõe enfatizar a importância do papel do artista como criador de universos particulares e sua capacidade de injetar vitalidade no ansioso mundo em que vivemos. Será uma Bienal feita com, para e por artistas.

Documenta 14: “Learning from Athens”

A 14ª Documenta de Kassel será sediada simultaneamente nas cidades de Kassel e Athenas, fato que define as diretrizes curatoriais da mostra. À frente do projeto está o diretor artístico Adam Szymzcyk. Nesta edição da Documenta, a prática da escrita e da leitura estarão presentes de forma significativa, por isso, a revista South as a state of mind (criada em 2012 por Marina Fokidis – diretora artística do evento em Athenas) está sendo o principal meio de comunicação e pesquisa do conceito da mostra. Até a abertura do evento, quatro edições serão lançadas em versão impressa e online. 

5. Skulptur Projekte Münster

Com um intervalo de 10 anos entre cada edição, o Skulptur Projekte explora a escultura contemporânea e suas possibilidades de inserção no espaço público. A quinta edição da mostra terá como fio condutor os mecanismos e impactos da era digital e da globalização sob o corpo, tempo e espaço. A curadoria é de Kasper König, Britta Peters e Marianne Wagner.

DE-2014-Veneza-Print-2-1_frente.png

Professores

Todas as palestras em português.
Sujeito a alterações.

Agnaldo Farias – professor FAU/USP, crítico de arte e curador – SP

Charles Watson – professor EAV Parque Lage, pesquisador e palestrante – RJ

Fernando Cocchiarele – professor EAV Parque Lage, PUC-Rio e curador MAM Rio – RJ

Ivair Reinaldim – professor adjunto UFRJ e curador independente – RJ

Daniela Labra – curadora independente – RJ