veneza_ravena_pádua
— 2019

PALAZZO GRASSI / PUNTA DELLA DOGANA / PALAZZO FORTUNY / BIENAL DE VENEZA: ARSENALE E GIARDINI + EVENTOS PARALELOS / CAPELA SCROVEGNI / MAUSEOLÉU DE GALA PLACÍDIA

O Dynamic Encounters conduz grupos de pessoas interessadas em aprimorar seus conhecimentos em arte, fazer uma abordagem especulativa da produção contemporânea.


Bienal de Veneza: “may you live in interesting times”

Em, 2019, o Dynamic Encounters completa 27 anos e realizará uma programação em Veneza e seus arredores. Nos 10 dias de trabalho na cidade, visitaremos a Bienal, além de outros eventos relacionados, e obras históricas do renascimento. A proposta do curador Ralph Rugoff para a 58a Bienal de Veneza — MAY YOU LIVE IN INTERESTING TIMES — é uma alusão a períodos de incerteza, crise e turbulência. O nome vem de um discurso proferido no final da década de 1930 por Austen Chamberlain, membro do parlamento britânico, no qual ele citou o que equivocadamente foi entendido como uma antiga maldição chinesa.

A exposição irá destacar a arte que existe entre as linguagens, ressaltando a ideia de que o significado das obras de arte não está embutido em objetos mas nas trocas e conversas que surgem a partir delas — entre artista e obra, obra e público e como o público pode usar a experiência da exposição para confrontar realidades cotidianas de pontos de vistas diferentes, abrindo os olhos para novas formas de estar no mundo. A viagem conta ainda com uma ida a Ravena, para conhecer seus mosaicos bizantinos, e a Pádua para visitar os afrescos de Giotto na Capela Scrovegni, pintados no início do século XIV.

181217_DE_Veneza-Ravena-Padua_Postal_pc_Artboard 5.jpg

Professores

Todas as palestras em português.
Sujeito a alterações.

Charles Watson – professor EAV Parque Lage, pesquisador e palestrante – RJ

Fernando Cocchiarale –  curador MAM Rio – RJ

frederico carvalho - artista e professor UFRJ - RJ

JAILTON MOREIRA - artista e professor - RS